Carbúnculo Sintomático

Conhecido também como “Manqueira”, o Carbúnculo Sintomático está entre as clostridioses mais comuns e pertence ao grupo das mionecrosantes. Seu agente etiológico Clostridium chauvoei, é uma bactéria anaeróbia, formadora de esporos e altamente estável. É também resistente ao calor e está presente no ambiente como solo, água e alimentos. Além disso, trata-se de uma doença infecto-contagiosa aguda. É conhecida por causar necrose muscular. toxemia grave e agravar o índice de mortalidade em animais acometidos.

CONTAMINAÇÃO: Resultante da multiplicação e produção de toxinas, a contaminação ocorre por via oral e, consequentemente, os esporos se alojam na musculatura permanecendo em dormência à espera de um ambiente favorável. Um trauma, cirurgias, isquemias vasculares e tumores costumam ser o ponto crucial para o desenvolvimento da doença, onde há uma multiplicação do clostrídio, iniciando um quadro de necrose do tecido e o animal irá mancar, o que origina o nome da doença.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: Além da manqueira, outras manifestações clínicas podem ser observadas, como: apatia, febre, depressão, severa claudicação, necrose, gangrena, perda de apetite, inchaço no local acometido, músculos inflamados com a coloração avermelhada, dificuldade de locomoção, inchaço localizado e doloroso que se torna frio e edematoso com crepitação ao toque.