MELHORES PRÁTICAS PARA GARANTIR A SAÚDE DO REBANHO

De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), o Brasil é líder no ranking mundial de maiores exportadores de carne bovina.

Além disso, está entre os seis maiores produtores de leite do mundo, diz pesquisa da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos).

Para garantir a qualidade final desses produtos, é essencial que se tenha, majoritariamente, boas práticas desde o início do processo, como no manejo. Mas também são necessárias rotinas como higienização adequada de utensílios e equipamentos, além de inspeção alimentar regular.

Isso significa ter as condições adequadas para se conseguir um bom desempenho na produção animal, como nutrição equilibrada, ambiente saudável, manejo correto dos animais e um calendário de vacinação em dia. Além de um produto de qualidade para o consumidor final.

Tudo isso é importante e indispensável para garantir que esse cenário, no qual o país se destaca na pecuária, continue sendo lucrativo para o produtor, mesmo que haja eventualidades na produção e mercado interno.

Sobre as práticas que devem ser adotadas para garantir a saúde do rebanho, elas incluem cuidados essenciais, sobre os quais vamos falar a seguir. Essas boas práticas garantem a segurança para a produção e também para o consumidor. 

Veja a seguir quatro dicas de como proteger a saúde do rebanho.

Saúde do rebanho: 4 dicas importantes e essenciais

Vacinação

A vacinação é uma das mais importantes estratégias quando o assunto é a prevenção em relação às doenças, como a raiva e as clostridioses, mas é preciso ter alguns cuidados extras.

A eficácia da vacinação é essencial para que haja êxito nas respostas do animal e resultados para o produtor.  É necessário levar em consideração alguns passos, como seguir fielmente a orientação da bula, respeitar as boas práticas de vacinação e, sobretudo, escolher uma vacina de confiança e tradição.

– Material correto para a aplicação da vacina;

– Equipamentos sempre esterilizados;

– EPI’s;

– Descarte apropriados dos frascos e resíduos de produtos;

– Manter tranquilidade na condução dos animais;

– Preferir horários com temperaturas amenas;

– Jamais vacinar animais doentes.

Escolha vacina de boa procedência e confiável, escolha Starvac.

O processo de vacinação deve ser conduzido de maneira tranquila, em horários com temperaturas amenas. Outro cuidado é não vacinar animais doentes. Uma dica valiosa é adquirir vacinas de boa procedência e com tradição no mercado, como a Starvac. 

Nutrição

A nutrição adequada é fundamental para que os animais se desenvolvam de forma saudável. Para isso, é preciso que tenham água e alimentos frescos, em boa quantidade e qualidade.

A água deve ser avaliada constantemente, e os alimentos para suplementação devem ser obtidos de fornecedores confiáveis e serem armazenados sob boas condições, assim como rações de espécies distintas em locais separados.

O rebanho criado a pasto pode sofrer por causa da limitação nutricional das pastagens em tempos de estiagem. Por isso, outro fator fundamental para a saúde e bem-estar animal é o uso de suplementação, para repor vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes que o rebanho necessite. O Labovet dispõe em seu portfólio o Modificador Orgânico Profit que atende a essas e outras necessidade. Estimula as funções orgânicas do animal, melhorando o seu desempenho e produtividade

Limpeza e bem-estar

Você sabe que animais estressados, doentes, em desconforto ou desnutridos desenvolvem padrões hormonais fora do comum, e que isso pode causar efeitos na qualidade do leite ou da carne?

Pois é! Para evitar tal interferência, é preciso analisar procedimentos que possam causar dores desnecessárias, assim como avaliar as instalações onde os animais ficam. Ou seja, toda a conduta de manejo e as condições do rebanho.

Para finalizar, manter tudo sempre limpo, com ventilação, alimentação e espaço adequados, sem que os animais fiquem apertados e/ou sofram quaisquer danos.

Também é necessário atentar-se ao risco de fuga, evitar que o animal tenha contato com materiais tóxicos ou plantas venenosas. Não podemos esquecer do treinamento dos colaboradores da fazenda, para que estejam atentos e sigam todos os protocolos de vacinação e manejo de forma correta.

Manejo

As práticas de manejo e o meio ambiente também influenciam na saúde e no bem-estar dos rebanhos. 

Essas boas práticas incluem: 

  • Manter os animais separados por lotes uniformes;
  • Garantir pastagens de boa qualidade para o ano; 
  • Rotação de culturas e pastagens;
  • Água de qualidade para os animais
  • Investir em sombreamento; 
  • Evitar terrenos íngremes e muito úmidos.

Em resumo, são essas práticas que garantem a saúde do rebanho e prezam pela sua integridade e bem-estar. 

Para ajudar nas boas práticas para a saúde do rebanho, você pode contar com a tradição e eficácia dos produtos Labovet, como a vacina Starvac, para prevenir contra as clostridioses e o modificador orgânico Profit, para a suplementação do rebanho.

Esta Gostando? Compartilhe

Busca

Para você homem do campo que é criador de gado, vacine com StarVac e fique sossegado.

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo aqui na StarVac