VACINAS BOVINAS: A IMPORTÂNCIA DO CALENDÁRIO EM DIA

Uma das principais preocupações de todo pecuarista, ou gerente de fazenda, é a prevenção de doenças no seu rebanho. Por isso, é importante ter o calendário das vacinas bovinas sempre em dia.

A vacinação junto ao manejo correto, garante tranquilidade para o produtor, saúde e bem-estar para o rebanho.

Tendo ciência dessa importância, fique por dentro do calendário vacinal de bovinos e de algumas doenças que podem afetar os animais sem a devida prevenção. 

Continue a leitura!

Conheça as clostridioses e a vacina indicada para preveni-las

No calendário vacinal de bovinos, está prevista a proteção contra as clostridioses, enfermidades com alta incidência de letalidade no rebanho bovino do país. A vacinação é uma das medidas necessárias para o controle e prevenção dessas doenças.

O que são clostridioses?

As clostridioses são um grupo de doenças causadas pelas bactérias do gênero Clostridium sp., que acometem ruminantes e que listam entre as maiores causadoras de mortes desses animais. É comum que ocorram surtos, apesar de ser possível acontecer de forma isolada.

As clostridioses que normalmente acometem os rebanhos são: 

Botulismo Tipo C e D

O Botulismo, causado pela produção de toxinas do Clostridium botulinum tipo C e D, é uma das clostridioses mais comuns no rebanho. Ela acontece pela falta do manejo sanitário, carência nutricional e pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Também chamado no Brasil como “doença da vaca caída”, o Botulismo afeta tanto os bovinos de corte como o leiteiro, causando grandes prejuízos econômicos para ambos.

Carbúnculo sintomático

Também conhecido por “Manqueira”, o Carbúnculo Sintomático é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Clostridium chauvoei de difícil tratamento e potencialmente mortal, levando o animal a óbito muito rapidamente. Esta doença é caracterizada por toxemia grave e necrose muscular.

Gangrena gasosa

Também conhecida como Edema Maligno, é um tipo de infecção que causa necrose nos tecidos moles dos animais. É ocasionada, na maioria das vezes, pelo Clostridium septicum e C. sordellii ..

Esta doença tem um curso rápido, por isso uma alta taxa de mortalidade.

Enterotoxemia

É uma infecção aguda, não contagiosa, causada pelas toxinas dos clostridios Clostridium perfringens B, C e D que causam distúrbios gastrointestinais, sintomas nervosos e morte súbita. Afeta animais de todas as idades (com predomínio em animais mais  jovens).

Morte súbita

A Morte Súbita é causada pelo clostrídio Clostridium novyi. A evolução dessa clostridiose é muito rápida, em poucas horas o animal pode vir a óbito, sem causas visíveis.

Esse é um resumo das principais clostridioses, que precisam ser conhecidas para poder ser combatidas por meio da prevenção.

Existem demais doenças que podem afetar os bovinos. Por isso, a importância do calendário de vacinação em dia.

Qual vacina previne essas clostridioses?

Starvac é a vacina polivalente indicada para proteção contra as clotridioses bovinas e oferece facilidade no manejo por proteger o rebanho contra mais de uma doença, além da possibilidade de diminuir o número de vacinações ao longo da vida dos animais.

Outra grande vantagem que a vacina StarVac traz é a variedade nas apresentações, com frascos de 10, 20 e 50 doses (ou 50ml, 100ml e 250ml), para atender as demandas do pequeno ao grande produtor.

Perguntas frequentes sobre vacinas bovinas

As vacinas bovinas curam doenças?

As vacinas bovinas não curam os animais das enfermidades que os acometem. Elas protegem e agem na profilaxia de tais doenças. Exatamente por isso, é imprescindível que o calendário de vacinação seja seguido à risca.

Todas as vacinas são obrigatórias?

Não, nem todas são obrigatórias. Entretanto, deixar para tratar o rebanho quando as doenças surgirem pode ser muito mais caro do que prevenir com vacinação periódica do animal.

E tem mais: apesar de não obrigatórias, algumas vacinas, como a contra clostridioses, são essenciais e devem fazer parte do calendário de vacinação da sua propriedade.

O que acontece se não vacinar?

Quando não prevenidas, as doenças podem levar o animal à morte. Se forem contagiosas, podem levar rebanhos e mais rebanhos a óbito. Isso significa grandes prejuízos ao proprietário, como atendimentos, procedimentos veterinários e medicações. 

Além disso, também compromete a produção e toda a cadeia de distribuição de produtos. Animais não vacinados, o prejuízo é dobrado!

Como é o calendário de vacinas bovinas para a prevenção das clostridioses?

O calendário sanitário muda de região para região, assim como cada propriedade pode ter um calendário personalizado que atende às exigências e as necessidades respectivas de cada uma. Sendo assim, segue um modelo específico feito pelo Labovet:

Existem diferentes propriedades e cada uma possui uma linha de produção. É importante que o calendário atenda às necessidades de todos os animais na propriedade

Para finalizar, não esqueça: a Starvac é a vacina para prevenir e proteger os rebanhos das clostridioses.

Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Aproveite e acompanhe outros conteúdos em nosso blog!

Esta Gostando? Compartilhe

Busca

Para você homem do campo que é criador de gado, vacine com StarVac e fique sossegado.

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo aqui na StarVac